A Escoliose é uma doença que causa os principais desvios da coluna vertebral e por incrível que pareça, é uma das patologias mais comuns sofridas pelo ser humano.
Pode ser definida como qualquer curva lateral na coluna vertebral. Ela é uma alteração que resulta na deformidade desta coluna definido pela rotação, inclinação e extensão das vértebras (ossos que compõem a coluna vertebral).
Esse problema costuma ocorrer geralmente durante o período de puberdade prejudicando o crescimento do indivíduo que passa por essa fase (entre os 9 aos 18 anos).
Apesar de em alguns casos o problema ocorrer sem nenhuma causa própria, fatores como a má postura e o levantamento excessivo de carga podem influenciar muito no aparecimento da Escoliose.
A Escoliose pode ser corrigida ou estabilizada enquanto se apresenta flexível ou não estruturada (quando a doença se encontra na sua fase inicial). Portanto, quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento para o caso.
Um tratamento eficiente para a Escoliose inclui exercícios que fortaleçam os músculos fracos da região.
O Pilates fornece estabilidade ao core (conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento), diminuindo a rotação muscular e fortalecendo os músculos do tronco.
Por isso pode-se dizer que o Método é um ótimo aliado para a reabilitação da Escoliose.
Agindo sobre o controle postural, o método Pilates caracteriza-se por movimentos projetados de forma que os praticantes mantenham a posição neutra da coluna vertebral, minimizando o recrutamento muscular desnecessário, prevenindo a fadiga precoce e a melhorando a estabilidade corporal.
A prática desse método acarreta benefícios sobre a flexibilidade global, o alinhamento postural e a coordenação motora. Além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário