quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A HISTÓRIA DE JOSEPH PILATES


  • Em 9 de Dezembro de 1883 nasce Joseph Pilates, o criador do método Pilates, em uma pequena cidade chamada Monchengladbach, perto de Dusseldorf, na Alemanha. Era filho de um ginasta grego premiado e de uma naturopata. Então Joseph sempre teve uma influência muito grande no quesito corpo e saúde. Joseph foi uma criança raquítica, asmática e com febre reumática. Estava sempre muito doente. Mas graças a influência dos pais, começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da sua saúde, onde ele focalizava a sua mente praticando técnicas respiratórias que o ajudavam com o problema da Asma, exercitando-se de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção. 
  • Na adolescência, começou a estudar e aprofundar seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia. Pilates adorava esquiar e estar ao ar livre. Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. Todas essas atividades influenciaram o Método Pilates.
  • Em 1912, Joseph se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard (polícia metropolitana de Londres). 
  • Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Aqui se inicia uma das fases mais marcantes e do inicio do método Pilates. Joseph foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia”. Ao exercitar-se, Joseph insistia para que todos os outros presos realizassem os movimentos junto com ele, para que eles também pudessem estar saudáveis, mesmo vivendo em más condições. Alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não se contentou em deixar seus companheiros inativos e improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas fugiram das adaptações de Joseph. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas, como o Cadillac e o ReformerConta-se que esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.
  • Em 1918, logo após a Guerra, Joseph voltou para a Alemanha e passou seus conhecimentos para dançarinos como Rudolph Laban. Em Hamburgo, lutou boxe quando ainda era uma prática ilegal. Aparecendo constantemente na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin e mais para frente foi pressionado a treinar membros do exército alemão.
  • Em 1926, Joseph deixou a Alemanha decepcionado com a situação política e social de seu país. Ele imigrou para os Estados Unidos, abandonando de vez o boxe, onde conheceu Clara, sua esposa.
  • Por volta de 1929, o casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque. O espaço ficava na Oitava Avenida, em um prédio cheio de artistas e próximo de vários estúdios de dança. Isso permitiu que renomados coreógrafos e dançarinos descobrissem o método de Joseph, como George Balantine e Martha Graham.

  • Em 1933, Joseph e Clara foram naturalizados em solo americano. Em seguida, para contar mais sobre a Contrologia, o mesmo escreveu dois livros: Your Health, publicado em 1934 e Return to Life Through que foi publicado em 1945 explicando o Método e seu modo de vida.
  • Em outubro de 1967, aos 83 anos, Joseph faleceu em Nova York. Mesmo na terceira idade, ele ainda manteve seu corpo em forma. Mesmo não tendo filhos, o Método e o legado de Joseph foi passado adiante através de seus discípulos que aprenderam a técnica diretamente com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário