quarta-feira, 22 de maio de 2019

Pilates emagrece?

Pilates emagrece mesmo?
Essa é uma pergunta muito frequente feita pelos alunos.
Nesse texto, vamos tentar explicar um pouco sobre como funciona o Pilates e a queima de gordura.
 
O Pilates é uma atividade que foi criada para ajudar no tratamento e reabilitação de diversas patologias. É uma atividade física que trabalha o corpo como um todo, que tem como objetivo fornecer o controle consciente de todos os movimentos e proporcionar o equilíbrio das forças do corpo. O método se baseia em 5 princípios: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez. Utilizando-os corretamente, através da prática disciplinada, o Pilates vai alongar e aumentar a flexibilidade do corpo, além de fortalecer as articulações. Este é o principal objetivo do método. Não é uma atividade voltada para a perda de peso. Por isso, se buscar um Studio com essa finalidade, deve ser explicado que esse não é o foco, mas ele pode ajudar no emagrecimento.
 
Todos os exercícios têm por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações e reeducação do movimento, alcançando uma melhor consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis, que proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.
A pratica do método estimula o organismo e melhora o seu funcionamento, acelerando o metabolismo, o que gera um equilíbrio de todo o corpo e também ajuda no emagrecimento.
 
Porém, quando se pratica somente Pilates para emagrecimento, o resultado pode não ser tão eficiente, pois, como explicado acima, o método não gera tanta perda de gordura por si só. Então, é importante que tenha uma alimentação saudável e balanceada (de preferência consultar com um profissional para orienta-lo) e que busque outra atividade física com alto gasto calórico para fazer em conjunto com o Pilates.
 
É muito importante priorizar o prazer e o bem-estar na escolha de uma atividade física e de exercícios físicos, pois fazer algo por obrigação, não é saudável.
 
Resumindo, o Pilates auxilia no emagrecimento sim, mas não é o principal objetivo. Associá-lo a uma alimentação saudável e a uma atividade física com alto gasto calórico podem levar ao resultado almejado. Sendo assim, busque fazer Pilates para trazer benefícios para o corpo todo, para sua saúde e ainda entrar em forma. Quer atividade melhor que essa?